Academia de Letras do Triângulo Mineiro presta homenagem a Mário Palmério | Acontece na Uniube

Academia de Letras do Triângulo Mineiro presta homenagem a Mário Palmério

13 de novembro de 18

A Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), em comemoração ao 56º aniversário, realizará uma homenagem ao acadêmico Mário Palmério com a inauguração de um busto do educador. O evento será aberto à comunidade e acontecerá no dia 15 de novembro, às 10h, em frente à sede da Academia, localizada na Rua Dr. Lauro Borges, 347.

De acordo com o presidente da ALTM, João Eurípedes Sabino, Mário Palmério é um dos maiores ícones da literatura em Uberaba e região. Ele ocupou a cadeira número 20 da Academia, atualmente ocupada pelo acadêmico Paulo Fernando Silveira. “Suas obras atravessaram fronteiras, além de ser tomadas como referências em vários campos do cenário cultural. Teses e mais teses têm sido desenvolvidas em torno de Mário Palmério”, afirma.

A sede da ALTM é uma doação em comodato feita pelo Reitor da Uniube, Marcelo Palmério. “Era um sonho de Mário Palmério doar uma sede à ALTM   e esse feito fora realizado pelo seu filho”, continua. Como forma de gratidão e reconhecimento, a Academia inaugurará o busto do acadêmico. “Toda a comunidade acadêmica da ALTM está muito feliz com a homenagem prestada a Mário Palmério, uma vez que esse é um pensamento unânime de todos os seus integrantes”.

“Na condição de presidente posso afirmar que todos nós acertamos quando decidimos prestar essa justa homenagem a um dos homens mais ilustres que Uberaba conheceu, afinal Mário Palmério mudou o destino de Uberaba em face das faculdades que criou e hoje a Uniube é uma das melhores universidades do país”, finaliza.

Mário Palmério

Mário de Ascenção Palmério nasceu em março de 1916, ele criou a primeira Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro em 1947 e em menos de dez anos implantou também os cursos de Direito e Engenharia Civil, na década de 50.  Junto com essas importantes conquistas, veio a necessidade de expansão da estrutura física. Depois do Campus Centro, na avenida Guilherme Ferreira, em 1976, a Uniube inaugurou o Campus Aeroporto, instalado na Avenida Nenê Sabino. Atualmente, são 400 mil m² de estrutura, 37 cursos de Graduação, 40 cursos de Pós-Graduação presenciais e de Educação a Distância, ofertados em Uberaba, Uberlândia e em mais de 50 polos espalhados pelo país, além de quatro programas de Mestrado e um de Doutorado. Atualmente são 28 mil estudantes matriculados, somando-se o ensino presencial e a distância. A Uniube conta ainda com um dos melhores hospitais de ensino do país, o Mário Palmério Hospital Universitário, com 220 leitos, sendo 60% para atendimento do SUS, além do Hospital Veterinário de Uberaba, da Fazenda Escola e do Núcleo de Prática Jurídica. No ano passado (2017), a Universidade comemorou 70 anos de história e, em 2016, o centenário Mário Palmério.