Farmácia desenvolve ações de prevenção e cuidado do diabetes | Acontece na Uniube

Farmácia desenvolve ações de prevenção e cuidado do diabetes

13 de novembro de 18

Para celebrar o Dia Mundial do Diabetes, o curso de Farmácia da Universidade de Uberaba (Uniube) promove, nesta quarta-feira (14), em frente ao bloco A do Campus Aeroporto, a “1ª Campanha em Diabetes: educação, prevenção e cuidado”. O evento é voltado para alunos e colaboradores da instituição. Durante todo o dia, professores e acadêmicos estarão à disposição para esclarecer dúvidas e realizar testes de glicemia. A ação acontece em três períodos, das 8h às 12h, das 14h às 18h e das 19h às 22h.

De acordo com a professora do curso de Farmácia, Tatiana Pereira, até o ano passado, o Brasil havia registrado 26 milhões de diabéticos. As estimativas indicam que até 2045 esses números saltem para 42 milhões de pessoas com a doença, ou seja, um crescimento de 62%. “Sendo assim, o evento tem como proposta a conscientização sobre a importância da educação em relação ao diabetes tanto para o paciente diabético quanto para o não diabético”, esclarece.

As ações desenvolvidas na campanha extensionista visam capacitar o paciente para o autocuidado, para prevenir ou retardar a doença e as complicações crônicas, além de proporcionar qualidade de vida. Entre as orientações que serão repassadas durante o evento destacam-se o esclarecimento sobre os principais sintomas, o diagnóstico e o tratamento do diabetes, as principais complicações e a importância da adoção de um estilo de vida saudável para o controle da doença, visando a um tratamento eficaz e ao uso racional de medicamentos.

“Faremos também a avaliação do risco de se desenvolver diabetes tipo 2 em 10 anos em indivíduos não diabéticos, a avaliação das atividades de autocuidado em pacientes diabéticos e a conscientização da importância de se adotar um estilo de vida saudável para prevenção em pessoas não diabéticas”, explica Tatiana.

Segundo ela, o diabetes, quando não controlado, é a principal causa de amputações não traumáticas das pernas, insuficiência renal e perda visual. “Dessa forma, as ações preventivas visam reduzir o número de novos casos da doença bem como das complicações no paciente diabético”, acrescenta.

Existem dois principais tipos de diabetes. “No tipo 1, o sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina, levando a uma produção insuficiente do hormônio. A prevalência é de 10% dos casos e requer a administração diária de insulina. No tipo 2, ocorre o uso ineficaz da insulina pelo organismo ou a não produção. A prevalência é de 90 % dos casos e requer atividade física, alimentação balanceada e administração de insulina ou hipoglicemiantes”, esclarece a professora.

Além desses, tem ainda o diabetes gestacional. Uma condição temporária que ocorre durante a gravidez. Tatiane explica também que o diabetes tipo 2 está relacionado ao estilo de vida da população, como a obesidade e o sedentarismo. “Assim, a melhor forma de prevenção é a adoção de um estilo de vida saudável”, finaliza.