Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária oferece grandes oportunidades de trabalho | Acontece na Uniube

30 de outubro de 18

Uma pesquisa publicada pela revista norte-americana Forbes apontou que a Engenharia Ambiental está entre as 15 graduações mais promissoras até 2020. O levantamento feito pela empresa PayScale leva em consideração oportunidades de trabalho e salário. Com as grandes mudanças climáticas atuais, o bacharel dessa área tem se tornado cada vez mais fundamental, comprovando os dados publicados.

O profissional formado em Engenharia Ambiental e Sanitária pode atuar em todas as áreas do mercado relacionadas ao meio ambiente. De acordo com o coordenador do curso em Uberlândia, professor Fabrício Pelizer, a importância dessa carreira é enorme. “Devido a abrangência de sua atuação e por tratar de tudo o que é mais vital para o ser humano e o planeta, como a qualidade do ar, da água, do solo, a conservação de espécies vegetais e de animais e ainda estar na linha de frente para tratar problemas tão atuais como mudanças climáticas, abastecimento de água, energia limpa e segurança na produção de alimentos, é com certeza a profissão do momento e tão desejada pelo mercado para os próximos anos”, afirma.

Dentre as áreas de atuação do Engenheiro Ambiental estão: Planejamento e Gestão de Resíduos Sólidos, Saneamento Básico, Monitoramento de Ruídos, Segurança no Trabalho e no Controle de Riscos Ambientais, Consultoria Especializada, Regularização de Propriedade Rurais, Licenciamento e Avaliação de Impacto Ambiental, Planejamento e Execução de projetos de Revitalização de margens de rios, Recuperação de áreas degradadas e outras.

O curso da Uniube oferece uma infraestrutura com laboratórios e uma grade curricular com aulas práticas e teóricas, além de visitas técnicas. Também salas de aulas climatizadas e professores com experiência de mercado. “Somos Universidade. Isso significa responsabilidade, confiança e peso no diploma do aluno. Aqui ele tem a oportunidade de experimentar projetos de pesquisa, de extensão universitária e, depois de formado, pode continuar seus estudos escolhendo dentre várias opções, cursos de pós-graduação”, completa.

Nota 4 pelo MEC

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária recebeu a comissão de avaliadores do MEC em dezembro de 2017. Durante a visita de avaliação, foram realizadas reuniões com a equipe de professores, que participou ativamente da construção pedagógica do curso. “Conheceram um pouco da Uniube, da história da instituição, dos programas institucionais e de atendimento ao aluno e comunidade. Conferiram toda a infraestrutura necessária para oferta do curso e, coerente com as disciplinas que serão ofertadas, obtivemos o conceito 4”, reforça o coordenador.

O professor também destaca a participação dos alunos no Enade, que avalia o desempenho de estudantes em todo país e o conceito 4 conquistado. “O nosso curso de Engenharia Ambiental está entre os quatro primeiros no estado de Minas Gerais. Os conceitos obtidos na visita do MEC (nota 4) e no último Enade (nota 4) colocam o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária em grande destaque na região, deixando clara a qualidade percebida nos nossos egressos da área ambiental e sanitária”.

Ainda segundo o coordenador, a expectativa para o curso é muito positiva, visto o alto número de alunos no mercado de trabalho. “Nós temos certeza de que o profissional da área ambiental e sanitária formado na Uniube tem diferenciais como a postura crítica e reflexiva, a capacidade de análise e tomada de decisão e a atuação com responsabilidade. A Uniube enfatiza muito esse modelo de formação profissional: o compromisso com a educação de qualidade e responsabilidade”, finaliza.