Militares realizam alistamento de graduandos e formados em Medicina | Acontece na Uniube

Militares realizam alistamento de graduandos e formados em Medicina

24 de setembro de 18

Os Militares das Forças Armadas (Exército, Força Aérea e Marinha) estiveram na Universidade de Uberaba para o alistamento tanto de egressos como de graduandos do último semestre do curso de Medicina. Anualmente, o Serviço Militar Obrigatório incorpora um grupo de profissionais, que se enquadram na Lei de Prestação do Serviço Militar de 1967, na condição de estudantes ou formados dos cursos de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária, sendo obrigatório para homens e voluntário para mulheres, ambos com até 38 anos de idade.

“Até um tempo atrás eram convocados profissionais destas quatro áreas, mas, nos últimos anos, é só Medicina. Os critérios para seleção são: voluntários que desejam servir, solteiros e menor idade. São 14 faculdades nas seguintes regiões: Triângulo Mineiro, Goiânia, Tocantins e Brasília. A gente junta esse pessoal e todos aqueles que se encaixam nesses critérios são chamados para servir”, explica o coronel do Exército, Robson da Silva Cremonez.

Os alistados são colocados no Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização (SERMILMOB). Os aprovados serão convocados já em dezembro com incorporação no dia 1º de fevereiro de 2019. “Eles irão fazer um curso de 45 dias e já serão aspirantes do Exército, Marinha ou Aeronáutica durante um ano. Após esse tempo, eles podem prorrogar por mais sete anos, totalizando oito anos”, afirma o coronel Cremonez.

Ainda segundo ele, além de trabalhar em um sistema próprio de saúde, servir às Forças Armadas vai agregar muito aos valores do profissional. “As Forças Armadas têm um sistema próprio de saúde, assim como tem o SUS. A nossa estrutura funciona bem, dificilmente ele vai querer internar alguém e não ter lugar ou solicitar um exame e a pessoa não vai fazer. Ele está sempre trabalhando supervisionado. Os formados, quando chegarem, irão encontrar um coronel médico que tem 30 anos de serviço ou uma capitã que está há 15 anos servindo. Ele nunca vai estar sozinho. Caso precise, terá alguém para ligar ou um chefe de plantão que vai socorrer, enfim, essas são as vantagens que oferecemos para eles”, conclui.