Ex-alunos de Medicina comemoram 10 anos de formados e visitam MPHU | Acontece na Uniube

Ex-alunos de Medicina comemoram 10 anos de formados e visitam MPHU

19 de setembro de 18

Os egressos da 6ª turma de Medicina da Universidade de Uberaba (Uniube) se reuniram, no último fim de semana, para uma visita ao Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). Formados há 10 anos, os ex-alunos passaram por diversos setores do Hospital acompanhados pelo ex-professor e atual diretor técnico do MPHU, o médico Galvani Salgado Agreli.

A médica pneumologista, Bruna Zanatta, foi a primeira residente em clínica médica pela Universidade e gostou de reencontrar os colegas de turma. “Nós estamos muito felizes reunidos aqui para fazer esses 10 anos de formados, comemorando essa data”. Para Bruna, os professores foram os maiores apoiadores durante o curso. “Nunca nos deixaram na mão. Aqui eu tive muito mais respaldo e muito mais proximidade com meus professores e mestres em comparação com serviços maiores que participei”.

Sobre o curso, a pneumologista deixa a dica: “Sou um pouco suspeita para falar, mas acho que é a melhor profissão de todas, acho que tem que ter um dom para isso, é uma preparação espiritual que nós temos que ter para conseguir fazer essa missão, mas acho que é muito gratificante, encorajo todos que têm essa vocação, esse dom e essa vontade de fazer esse curso”

A endocrinologista, Maria Thereza Almeida Fagundes, lembra com orgulho de todos os momentos vividos na época da graduação. “É muito emocionante. Logo que eu entrei na cidade já deu vontade de chorar ao lembrar. Nós encontramos alguns professores e visitamos o Hospital, que era um sonho pra gente. É muito gratificante”, enaltece

Os mesmos sentimentos são descritos pelo ortopedista Ivonir Fagundes Alves Júnior. Na opinião dele, o ensino da Universidade foi de extrema importância para o desempenho profissional. “A Uniube forneceu para os alunos uma formação bem gratificante, não preocupada só com a parte da formação em si, mas com o aspecto humano também. Ela estava sempre preocupada em fazer essa conexão entre a humanização e as técnicas médicas”, pontua Ivonir.

Mais do que o conhecimento médico, o período que conviveram juntos durante a universidade trouxe outro significado para a vida de Maria Thereza e Ivonir, de Ourinhos (SP). Eles começaram a namorar ainda quando estudavam Medicina na Uniube. “Conheci meu marido [Ivonir] já no primeiro ano da Universidade, e é interessante porque a gente só acrescenta um ao outro, só melhora a vida em relação à profissão, sempre um apoiando e ajudando ao outro”, conta a endocrinologista. Hoje, o casal tem duas filhas: uma de 2 e outra de 3 anos.

O ex-professor da turma e atual diretor técnico do MPHU, Galvani Salgado Agreli, ficou contente em rever os egressos. Na opinião dele, essa visita reforça que a Universidade cumpriu o papel na formação médica e humanista dos jovens profissionais, hoje bem estabelecidos e que atuam em diferentes especialidades dentro da Medicina.

“Eles são parte da história do curso de Medicina da Uniube e, certamente, gostaram muito de ver o crescimento de nosso serviço hospitalar e mais que isso. Puderam ver um hospital com grande aparato tecnológico, mas que não abandonou as raízes da medicina humanista e que se preocupa com todo o bem-estar dos pacientes e em oferecer uma excelente formação profissional aos novos estudantes”, conclui.

O curso de Medicina

A graduação em Medicina da Uniube tem o objetivo de proporcionar ao profissional uma formação geral, humanista e que, dentro dos princípios da ética e bioética, intervém no processo saúde-doença, atuando com resolubilidade e responsabilidade social.

Com o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), um dos principais hospitais de ensino da região, os graduandos adquirem ainda mais sagacidade e capacidade para a atuação no mercado de trabalho. O Hospital é um diferencial na formação acadêmica dos alunos, com uma estrutura que garante a realização de estágios em todas as grandes áreas da Medicina e nos diferentes níveis de complexidade.