O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Brasileiro de Geografia e..."> Uniube Uberlândia promove mesa redonda sobre riscos ambientais | Acontece na Uniube O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Brasileiro de Geografia e...">

Uniube Uberlândia promove mesa redonda sobre riscos ambientais

12 de setembro de 18
1 / 1

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançaram uma base de dados sobre a exposição da população brasileira em 27.660 áreas de risco de deslizamentos, inundações e enxurradas, em 872 municípios. Preocupada com esta questão, a Pós-graduação da Uniube Uberlândia realizará, no dia 18 de setembro, a Mesa Redonda: Gestão e Análise de Riscos Ambientais. O objetivo é abordar as vulnerabilidades a desastres ambientais de hoje, a percepção das pessoas e a forma de comunicação dos riscos ambientais. O evento é gratuito e acontecerá no campus Granja Marileusa, às 19h.


De acordo com o coordenador do evento e do curso de Especialização em Gestão e Análise de Riscos Ambientais, Prof. Fabrício Pelizer, a ocorrência de graves riscos ambientais naturais (enchentes, epidemias, longa estiagem) ou provocados (explosões, vazamentos, rompimentos de barragens, contaminação de alimentos), seja na indústria, cidade ou áreas rurais, merece atenção. “O evento abordando esse tema é praticamente único na região. A expectativa é de abranger tanto a área técnica, quanto social, política e econômica sobre riscos ambientais”, completa.


Além disso, é importante, segundo o coordenador, falar sobre as medidas preventivas que a sociedade, empresários, técnicos e governo podem tomar, e a preocupação com investimentos em tecnologia e educação para a mitigação e conscientização acerca de tais riscos. Atualizar o público com um painel de informações, estatísticas e dados sobre a gestão de riscos em Minas Gerais. “É preciso também atentar para o aspecto da vulnerabilidade de cidades, principalmente de comunidades específicas, em condições de risco social, econômico e ambiental, no sentido de prover ações que garantam seguridade”, enaltece.


A mesa redonda contará com a participação de Erico Soriano, graduado e mestre em Geografia, doutor em Ciências pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo EESC-USP e especialista nos temas relacionados à vulnerabilidade e desastres naturais, eventos climáticos extremos, percepção e comunicação dos riscos; de Isaac Francisco da Silva, mestre em Engenharia Química e Especialista em Gerenciamento de projetos; do Professor da Uniube, Euclides Antônio Pereira de Lima, mestre e doutor em Engenharia Química; e Dimas Alvim Gonçalves, coordenador da Defesa Civil de Uberlândia. “Queremos atrair estudantes das diversas áreas correlatas, pesquisadores, comunidade em geral, sociedade civil organizada, técnicos, ONG's, membros da defesa civil e corpo de bombeiros, ambientalistas empresários e gestores públicos”, conclui.