Alunos da Uniube participam da Escola de Inverno de Programação | Acontece na Uniube

Alunos da Uniube participam da Escola de Inverno de Programação

09 de agosto de 18

Os alunos do curso de Sistemas de Informação da Universidade de Uberaba (Uniube), Helikson Maurilio Borges Rufino e Mateus de Sousa Valente, oitavo e sexto períodos respectivamente, participaram da Escola de Inverno de Programação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). O curso aconteceu de 23 a 27 de julho e teve o objetivo de ensinar técnicas de programação competitiva, preparando os alunos para a Maratona de Programação, que ocorrerá em setembro e novembro deste ano.

O gestor dos cursos de Sistemas de Informação e Jogos Digitais da Uniube, Luiz Fernando Ribeiro de Paiva, destacou a importância da participação dos alunos no curso. “Eles têm a oportunidade de ampliar sua aprendizagem referente às técnicas e estratégias de programação que são empregadas nas maratonas. Com os estudos realizados, esses alunos podem contribuir para a construção de conhecimentos e  o desenvolvimento de habilidades pelos colegas em atividades realizadas pelos nossos cursos na Uniube, como oficinas de computação e hackathons”.

E mesmo com pouco tempo nas competições, Mateus e Helikson já começaram a colecionar medalhas. Este ano eles trouxeram para casa a medalha de prata, juntando-se à de ouro, conquistada no ano passado na Escola de Inverno da UFU de Monte Carmelo. Para Mateus, participar dos cursos contribui para um melhor desempenho nas maratonas. “O curso fez com que percebêssemos o que é necessário para ser competitivo nas maratonas, portanto podemos contribuir para outros alunos e amadurecer nossas participações em maratonas”, destaca.

“Conhecimento é sempre importante! Pudemos ter uma semana muito produtiva. E nessa, especificamente, eu percebi que precisamos evoluir muito ainda. Há muito conteúdo a ser aprendido”, afirma Helikson.

A partir do dia 15 de setembro acontecerá a primeira fase da XXIII Maratona de Programação. Os grupos que passarem pelas eliminatórias serão classificados para a Final Brasileira da XXIII Maratona de Programação em Salvador nos dias 9 e 10 de novembro.