Entenda um pouco sobre o mercado de Sistemas de Informação | Acontece na Uniube

Entenda um pouco sobre o mercado de Sistemas de Informação

08 de agosto de 18

Murilo Naves Borges trabalha atualmente como Product Manager na empresa ZUP IT. Formado em Sistemas de Informação pela Uniube, a função dele é a de desenvolver produtos com foco em telecomunicações e finanças. E essa profissão, que está em constante crescimento, tem atraído cada vez mais profissionais para a área.  Segundo publicações recentes da Computerworld, há a previsão de crescimento do Mercado de Tecnologia da Informação (TI) em 5,8%, no Brasil, em 2018, e os gastos com Internet das Coisas (IoT) crescerão a uma taxa anual de 13,6% até 2022, chegando a US$ 1,2 trilhão em quatro anos, dados de um estudo da International Data Corporation (IDC).

Em outra publicação de consultores especializados da Computerworld, o setor de TI não apresenta indícios de queda em empregos, mesmo com o cenário geral negativo em termos de vagas no Brasil. “O mercado se encontra muito aquecido, pelo fato de que, a cada dia, as empresas necessitam mais de tecnologia para redução de custos e otimização de processos. Com isto, a demanda de tecnologia tende a ser exponencial, necessitando de mais e mais pessoas capacitadas para sustentar esta evolução”, complementa Murilo.

E, segundo o coordenador do curso de Jogos Digitais e Sistemas de Informação da Uniube, Luiz Fernando Paiva, esse aumento pela procura de profissionais na área tem lógica explicação. “É importante destacar que, se as empresas e demais organizações, no Brasil e no resto do mundo, têm investido amplamente em tecnologias digitais para expandir seus negócios e se tornarem mais competitivas, elas dependerão cada vez mais de profissionais formados, especialmente no Ensino Superior”, pontua.

O bacharel em Sistemas de Informação é formado para assumir inúmeras funções, que incluem, entre outras, Gestão de TI, Desenvolvimento de aplicativos, Governança em TI, Gerência de Redes, Gestão de Segurança da Informação, Administração de Bancos de Dados, tanto em instituições privadas quanto públicas e também em institutos de pesquisa e instituições de ensino. São também preparados e estimulados a assumirem o papel de empreendedores, que venham a constituir novas empresas na área de TI.

Sistemas de Informação Uniube

O curso de Sistemas de Informação da Universidade de Uberaba oferece uma ampla e sólida formação aos seus alunos, que passam pelas principais áreas do conhecimento relacionadas às tecnologias digitais, sendo, ainda, estimulados a participarem de projetos de extensão, iniciação científica e de programas de formação voltados à inovação e ao empreendedorismo. “A maioria de nossos alunos tornam-se estagiários ou profissionais contratados, antes mesmo da conclusão do curso”, destaca o coordenador Luiz.

Para o ex-aluno Murilo, a bagagem passada pelos professores do curso foi de grande relevância para o patamar em que ele se encontra atualmente no mercado de trabalho.  “Além de bons professores com vivência em mercado de trabalho, a grade curricular é sempre atualizada pelas tendências do mercado”, enaltece Murilo

Esta graduação oferecida pela Uniube tem duração de quatro anos e conta com disciplinas, como formação em programação, engenharia de software, redes, bancos de dados, segurança da informação, governança em TI, empreendedorismo, desenvolvimento para web e para dispositivos móveis, entre outras. “A Uniube tem tradição de quase 30 anos em curso da área de TI e o curso de Sistemas de Informação está próximo de completar 20 anos de existência”, reforça o coordenador.

O Product Manager Murilo deixa a dica para quem quer seguir na área. “Tenham aptidão, força de vontade, curiosidade, engajamento em resolver problemas e ambição em criar as soluções para os problemas do usuário”, conclui.

Quer saber mais sobre o curso? Acesse: Sistemas de Informação