'O RH nas empresas vai muito além de entrevistar, contratar e demitir', diz professora | Acontece na Uniube

07 de agosto de 18

Foi aos 22 anos que Renato Reis Silva percebeu que estava na hora de escolher uma profissão e entrar para a universidade. O interesse pela área de gestão sempre existiu, mas a dúvida do que estudar ainda persistia. A ideia era encontrar um curso superior, com uma duração menor, mas que o preparasse bem para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Renato pesquisou e conheceu o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. “Conheci através do site da Universidade de Uberaba, em janeiro de 2010, li sobre a área e disse: este é o meu curso. Daí para frente, me apaixonei cada vez mais pela área. Estudar Recursos Humanos aconteceu em um momento muito especial da minha vida, quando mais precisei. Fiz parte da primeira turma e hoje tenho orgulho em dizer isso”, conta.

Logo, no segundo período da universidade, ele teve a oportunidade de atuar na área. Deixou o antigo emprego na produção de uma fábrica de móveis e começou a trabalhar como auxiliar na parte administrativa de uma empresa de consultoria. Foram quatro anos até chegar a treinador em softwares de departamento pessoal. “Ensinava clientes a conferir cálculos da folha, férias, rescisão e obrigações acessórias. Daí em diante, fui adquirindo experiências, que hoje me permitem ser um gestor de uma grande empresa no segmento de software”, reconhece.

Atualmente, Renato é supervisor de Gestão na filial em Uberaba de uma multinacional, a Alterdata Software — a segunda maior empresa no segmento. A empresa conta com 92 bases no Brasil e 1.632 colaboradores ativos. “Sou responsável pela gestão empresarial da base. Executo rotinas na área de gestão de pessoas, como a motivação dos colaboradores, avaliação do desempenho, retenção de talentos e recrutamento. Atuo, também, na gestão de clientes, no financeiro e no comercial”, conta. Além disso, ele ministra cursos técnicos na área de RH e Administração, com disciplinas voltadas para Gestão de Pessoas e Departamento Pessoal. “Cursar Gestão em Recursos Humanos foi a base para eu conquistar novos horizontes”, afirma Renato.

Uma carreira ampla

Para a professora Vivian Borges Faquinelli, gestora dos cursos Tecnológicos de RH e Marketing da Universidade de Uberaba (Uniube), o papel da área de Recursos Humanos nas empresas vai muito além de somente entrevistar, selecionar, contratar e demitir colaboradores. “O RH engloba o planejamento, organização, liderança e controle de processos de gestão, inovação e definição de estratégias organizacionais. O RH está envolvido direta e indiretamente com o funcionamento de todas as áreas organizacionais na medida em que atua como mediador entre os interesses dos profissionais e os da empresa”, explica Faquinelli.

O profissional formado na área de Recursos Humanos está apto a atuar como gestor, consultor, analista da área de RH nos segmentos de recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios e gestão de carreira. “O mercado de trabalho é promissor e amplo, pois não está confinado a um único setor, mas, sim, a todos os setores que envolvem pessoas. Ultimamente, tornou-se uma função muito ligada ao apoio à gerência das empresas. As organizações estão cada vez mais preocupadas em contratar profissionais que saibam lidar com pessoas, observando a técnica do indivíduo e sua capacidade de trabalhar em equipe”, diz a professora.

Gestão de Recursos Humanos na Uniube

O curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade de Uberaba é referência no mercado há oito anos. Com duração de dois anos, ele apresenta um currículo flexível e interdisciplinar. As principais disciplinas estudadas são: Fundamentos da Gestão de Pessoas; Recrutamento e Seleção; Políticas de Remuneração; Equipe e Liderança dos Recursos Humanos; Treinamento e Desenvolvimento/Avaliação de Desempenho; Gestão Estratégica de Pessoas; Técnicas de Consultoria e Assessoria e Planejamento de Carreira.

Quer saber mais sobre o curso? Acesse: Gestão de Recursos Humanos