Participantes de seminário aprendem novas práticas metodológicas de pedagogia | Acontece na Uniube

Participantes de seminário aprendem novas práticas metodológicas de pedagogia

07 de agosto de 18

O curso de Especialização em Expressão Ludocriativa da Universidade de Uberaba (Uniube) realizou, na última semana, o seminário “Pedagogia da Expressão e Metodologia Ludocriativa: um movimento que leva à aprendizagem impulsionado pelo prazer de criar juntos”. Durante três dias, os participantes aprenderam e vivenciaram a Pedagogia da Expressão e os instrumentos metodológicos como proposta pedagógica.

O seminário extensionista contou com 52 profissionais inscritos de Uberaba, Água Comprida, Sacramento e Fundação Sinhá Junqueira nos segmentos de Educação Básica, Ensino Superior e Recursos Humanos e também contou com a participação de profissionais de outras áreas, como: psicólogos, profissionais da saúde, assistentes sociais e diretores de escolas.

O curso foi ministrado pelos seguintes professores: Raimundo Dinello, presidente da Federação Latino Americana de Ludocriatividade e criador da Metodologia da Expressão; Beatriz Gago, psicóloga e mestre em Educação; e Maria Cecília Desimone, mestre em Sociologia.

Na opinião do professor Dinello, o curso permite ao participante encontrar uma nova forma de entender a profissão. “Haverá mais clareza na criatividade do professor, porque, com essa metodologia, a criança compreende que tem de ficar aluno 18 ou 19 anos e o professor vai realizar a aula de outra maneira para dar satisfação ao estudante. Atualmente, os professores trabalham com uma metodologia de dois séculos atrás com uma criança do século 21. São dois séculos atrasados na didática”, afirma.

Para a coordenadora do curso de Extensão, professora Luciana Faleiros Cauhi Salomão, o encontro cumpriu a finalidade de proporcionar aos participantes a vivência da Metodologia de Expressão Ludocriativa e, assim, tornar possível a aplicação da prática nos diferentes campos profissionais dos participantes.

“Durante o seminário, foram realizadas animações pedagógicas, que levaram o grupo à vivência da metodologia e à articulação dos conceitos-chave da proposta pedagógica. Também ocorreram relatos de experiências e pesquisas com a metodologia ludocriativa demonstrando nossa preocupação com o processo de evolução da pessoa que está aprendendo, considerando emoção, aprendizagens e evolução social”, finaliza a professora Luciana Salomão.