Coordenador do curso de Ciências Biológicas EAD publica artigo em Revista Científica | Acontece na Uniube

Coordenador do curso de Ciências Biológicas EAD publica artigo em Revista Científica

13 de julho de 18
1 / 1

O gestor do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Ricardo Baratella, teve o artigo “Trabalho docente e a educação na era digital: novos desafios do ensino superior” publicado na Revista Tecnologia Educacional. Essa produção está vinculada à disciplina: Cultura virtual e subjetividade do Doutorado em Educação da Uniube, sob a orientação da coordenadora do programa, professora Dra. Sálua Cecílio.


De acordo com o coordenador o estudo trata da relação entre as tecnologias digitais e o trabalho docente no ensino superior, nos cursos de formação de professores.  “As reformas educacionais iniciadas nas duas últimas décadas no Brasil têm acarretado consequências expressivas para os docentes. Elas se manifestam não só no âmbito acadêmico, como também no sistema social, demarcando transformações intensas na natureza e no ritmo do trabalho desses profissionais”, explica.


A Revista é uma publicação trimestral eletrônica do Portal da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional. “A expectativa é de que conclusões deste estudo sejam objeto de discussões e reflexões que auxiliem professores a terem clareza de sua finalidade no trabalho e o lugar das tecnologias digitais no trabalho docente”, complementa.


Ainda segundo o professor e doutorando, o Programa de Pós-graduação em Educação – Doutorado, proporcionou a ele uma produção científica mais expressiva. “A realização pessoal é a maior conquista de um professor ou de um estudante. O profissional, em qualquer ofício, alcançará o triunfo a partir de um espírito tenaz, forte, obstinado. Por isso, sinto-me feliz por essa conquista”, conclui.