Extensão Uniube: Projeto visa promover a saúde bucal de pacientes hospitalizados | Acontece na Uniube

29 de junho de 18

O projeto de extensão “Ações Preventivas, Diagnósticas e Terapêuticas em Saúde Bucal realizadas em Ambiente Hospitalar” já está na sua terceira renovação. Ele é coordenado pelo professor e diretor do curso de Odontologia da Uniube, Luís Henrique Borges e visa mostrar a importância da higienização oral dos pacientes hospitalizados.

De acordo com o professor Luís Henrique, as ações do projeto envolvem exame clínico extra e intra bucal, biópsia e exames complementares nos pacientes. “Caso o paciente não consiga executar essas funções, elas devem ser realizadas pelos alunos. Os pacientes edentados devem utilizar boneca de gaze embebida em solução antimicrobiana não alcoólica para higienização dos tecidos moles”, explica o coordenador.

Além disso, é feita a remoção de focos infecciosos e adequação do meio bucal: diagnóstico e tratamento de cárie, infecções endodônticas, infecções gengivais e periodontais. “A continuidade dos cuidados com a saúde bucal se faz necessária e depende do envolvimento por parte de outros profissionais, como a equipe de enfermagem”, complementa.

Para o acompanhamento dos alunos nas atividades diárias, tanto no Mário Palmério Hospital Universitário, quanto no Hospital Regional José de Alencar, participam do projeto, também, o cirurgião dentista Dyego Brito Fernandes, e a docente e cirurgiã dentista Ana Maria Schorden. “O projeto de extensão contribui para a formação do aluno em uma nova área de atuação no campo da Odontologia, além de proporcionar uma melhoria da condição sistêmica do paciente, reduzindo seu tempo de internação e propiciando um tratamento mais humanizado”, destaca o professor.