Na prática: Alunos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo participam de visita técnica em obra | Acontece na Uniube

10 de maio de 18

Quinze alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Uniube participaram de visita técnica a um canteiro de obras da construtora MRV Engenharia. A visita foi promovida pelo Núcleo de Prática de Engenharia, Informática e Arquitetura (NUPEIA) da Uniube, por meio do programa Portas Abertas MRV.

Os alunos foram acompanhados por engenheiros civis e de segurança do trabalho para tratar de tecnologia das fundações e execução das paredes de concreto. Com relação às normas de segurança, os alunos puderam presenciar a aplicação de medidas preventivas, que reduzem o índice de acidentes.

“O intuito da visita é aproximar a teoria recebida em sala de aula da realidade do mercado de trabalho. No caso específico da visita às obras do Condomínio Parque Unibello, da MRV, os alunos puderam acompanhar a fase inicial da obra (fundações e preparação para a execução de paredes de concreto armado). A tecnologia de paredes de concreto vem ganhando muito espaço no Brasil e tem a vantagem de dar às paredes uma resistência muito maior e de trazer muita agilidade à obra”, explica o professor e gestor da NUPEIA, Plauto Riccioppo Filho.

Para o aluno do quinto período de Engenharia Civil da Uniube, Gabriel Ramalho Raslan, a visita é muito importante para a formação acadêmica e profissional. “Creio que uma visita técnica como essa seja de suma importância na formação de um engenheiro civil, pois concilia a teoria com a prática, fazendo com que nós alunos possamos vivenciar tudo que é abordado em sala de aula dentro de uma obra. A cada visita que fazemos surgem mais dúvidas, e a cada dúvida um novo conhecimento é adquirido por meio daqueles que estão lá para saná-las”, conta Gabriel.