Acadêmicos de Medicina preparam 1ª Conferência de Telemedicina e Telessaúde | Acontece na Uniube

Acadêmicos de Medicina preparam 1ª Conferência de Telemedicina e Telessaúde

05 de fevereiro de 18
1 / 1

Estudantes de Medicina da Universidade de Uberaba (Uniube) promovem a 1ª Conferência da Liga Acadêmica de Telemedicina e Telessaúde (LATms). O evento de extensão será realizado no dia 23 de fevereiro, no campus Aeroporto da Uniube, em Uberaba-MG, e contará com uma palestra do Prof. Dr. Celmo Porto.


A conferência visa a atualização científica e trocas de experiência entre os participantes. Nela, será abordado o impacto da tecnologia na prática médica dos futuros e atuais profissionais. “O evento é uma oportunidade para profissionais de saúde e acadêmicos ouvirem as opiniões e vivências de um profissional com mais de 50 anos de experiência na prática clínica e discutirem sobre o atual desenvolvimento de novas tecnologias na área de saúde e os impactos destas para a prática profissional”, explica o estudante de medicina Ezio DeMartino Neto.


A conferência será ministrada pelo Prof. Dr. Celmo Porto. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Celmo Porto é especialista em Clínica Médica e Cardiologia. Fez curso de aperfeiçoamento em Medicina Tropical e de Pedagogia Médica. Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Coordenador da Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG, Membro Titular da Academia Goiana de Medicina e Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina. “É com muito prazer que eu aceitei o convite para participar do evento da LATms. Esse prazer se traduz pelo fato de que tudo que se refere à tecnologia é preciso dar muita importância. A internet, os meios de comunicação modernos, as redes sociais, isso está influenciando muito na prática médica e, claro, vai repercutir no ensino médico”, enaltece o médico.


De acordo com o site do World Health Organization, a Telemedicina é a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico, ampliando a assistência e também a cobertura. “A telemedicina engloba um conjunto de novas tecnologias que têm uma grande possibilidade de impactar beneficamente e atuar como importantes ferramentas de apoio à decisão clínica e atingir localidades que não são tão supridas por instituições de saúde de qualidade e que não seriam facilmente atingidas por métodos convencionais”, reforça o estudante Ezio.


Os alunos da Uniube que participarem ganharão pontos no PIAC. “Que possamos contar com a presença de representantes das mais diversas áreas para o entendimento da associação benéfica que deve haver entre as novas tecnologias e o cuidado, tudo com a finalidade da melhoria do cuidado, compreendendo seus pontos positivos, bem como suas falhas e limitações”, finaliza o graduando.


Os interessados devem se inscrever pelo site da Universidade. Basta acessar o link: 


http://uniube.br/cursosDetalhes.php?curso=2453&modalidade=2&cursoTipo=4&p=2&m=&i=Array


Para mais informações ligue no setor de Extensão da Uniube: 3319-8958.