Metodologia Ludocriativa é apresentada aos professores da Icasu Uberlândia | Acontece na Uniube

Metodologia Ludocriativa é apresentada aos professores da Icasu Uberlândia

11 de dezembro de 17
1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4

Na última quarta-feira (06), a coordenadora do curso de Especialização em Expressão Ludocriativa da Uniube, profª Drª Luciana Faleiros Cauhí Salomão, apresentou a metodologia Ludocriativa aos professores da Icasu Uberlândia. Os professores vivenciaram a experiência ludocriativa por meio do início lúdico, atividade de expressão na área plástica e conheceram a metodologia e as diversas possibilidades de aplicação tanto em ambientes de ensino formais e não formais e também em empresas e organizações. 


Os participantes da atividade foram convidados para a 1ª turma do curso de Especialização em Expressão Ludocriativa ofertado pela Uniube Uberlândia. O curso, que já está em sua 8ª turma na Uniube, campus Uberaba, e em formação de sua 3ª turma na Uniube Araxá.


A metodologia Ludocriativa favorece o desenvolvimento de novas habilidades metodológicas, conceituais e humanas. A experimentação metodológica permite a modificação do contexto e traz o crescimento tanto dos indivíduos como da comunidade partindo de seus valores culturais e influenciando no crescimento tanto do ser bio-orgânico como do social. Surge diante da nova ética mundial em que todos têm direito ao ensino e a educação. 


Frente a esta nova realidade evolutiva do reconhecimento do protagonismo de quem aprende, a metodologia Ludocriativa modifica radicalmente o paradigma pedagógico expressado atualmente como “aprender a aprender” por toda a vida e criativamente, para corresponder aos processos de multiplicação da complexidade social. 


 


 8ª Turma de Expressão Ludocriativa promove encontro


Alunas da 8​ª turma da Especialização em Expressão Ludocriativa participaram de mais um encontro presencial do curso, nos últimos dias 01 e 02 de dezembro de 2017. A turma é formada por alunas das cidades de Araxá (MG), Aramina (SP), Igarapava (SP), Jeriquara  (SP), Marau (RS), Miguelópolis (SP), Passo Fundo (RS) e Uberaba (MG).


Este encontro finalizou a primeira  das 4 etapas em que o curso está estruturado. Durante o evento foram apresentadas as experiências com a Metodologia Ludocriativa que estão sendo realizadas pelas alunas. “Experiências que permitem perceber como a questão da identidade cultural influencia no processo de aprendizagem das crianças e como nós, educadores, precisamos nos situar frente a realidade atual em respeito às crianças”, ressaltou a coordenadora do curso, profª Drª Luciana Faleiros Cauhi Salomã.


O evento permitiu a vivência em atividades lúdicas e na expressão criativa da área de plástica que levou à articulação de conceitos importantes para a renovação pedagógica como a interação Sujeito-objetos-sujeitos, a criação cultural e a articulação conceitual. 


​​