Gestor dos cursos de Sistemas de Informação e Jogos Digitais participa de Fórum e Simpósio em Curitiba | Acontece na Uniube

09 de novembro de 17

O gestor dos cursos de Sistemas de Informação e Jogos Digitais da Universidade de Uberaba (Uniube), Luiz Fernando Ribeiro de Paiva, participou do Fórum de Ensino de Jogos Digitais e do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - Curitiba 2017 promovido pela SBGames. A segunda edição do Fórum é uma iniciativa conjunta da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Abragames e IGDA para discutir a formação de profissionais para a área de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.

De acordo com Luiz Fernando, foram discutidos no evento, a pesquisa acadêmica e a produção científica nos cursos de jogos digitais e na pós-graduação, a parceria entre as empresas de games e as universidades, a demanda das empresas de games em termos da formação de profissionais, os currículos dos cursos de jogos, dentre muitos outros temas. A PUCPR sediou o evento, com o apoio das instituições de fomento à pesquisa Capes e CNPQ, e das maiores empresas de games, além da ABRAGAMES (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) e de inúmeras outras organizações.

SBGames

Com 16 anos, o SBGames é o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital. Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, o evento reúne pesquisadores, estudantes e empresários que tem os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros. Nos últimos 3 anos o SBGames foi realizado em São Paulo (2016), Teresina (2015) e Porto Alegre (2014).

No seu formato atual, o SBGames é composto de quatro trilhas (Computação, Artes e Design, Indústria, Cultura), além do Festival de Jogos, Mostra de Arte e Tutoriais. As trilhas apresentam artigos e pôsteres, sendo que a trilha da Indústria também inclui painéis e palestras, entre várias outras atividades. Simultâneo ao SBGames, também aconteceu na PUCPR o SVR (Symposium on Virtual and Augmented Reality), evento que também é realizado pela SBC.