ACESSO EXCLUSIVO.           WEBMAIL
+ Menu

Parceria internacional pode garantir dupla titulação a alunos de Direito


A Comissão de Relações Internacionais (CORI) se reuniu com a Professora Rosa Meguerian-Faria da Universidade do Arizona (Arizona University Law School) para avançar na negociação de internacionalização do curso de Direito da Universidade de Uberaba (Uniube). O objetivo da parceria é permitir a dupla titulação para os alunos de Direito. Na reunião estiveram presentes também o Reitor Marcelo Palmério, o Pró-reitor de Ensino Superior, Prof. Marco Antônio Nogueira e representantes dos cursos de Direito da Uniube dos campi Uberaba e Uberlândia.

O coordenador do curso de Direito de Uberlândia, Alexandre Corrêa, explica que as tratativas da parceria aconteceram em março desse ano com a vinda da professora Rosa para uma breve visita na Universidade. Na oportunidade, a professora apresentou as experiências que teve nos Estados Unidos e destacou o atual cenário de capacitação e trabalho para advogados brasileiros. O evento despertou o interesse nos professores, alunos e advogados presentes e motivou a discussão de uma parceria. “Trata-se de uma parceria inédita no Triângulo Mineiro e foi motivada pela aproximação dos conhecimentos produzidos entre as universidades parceiras. O atual cenário de expansão dos investimentos internacionais abre novas oportunidades profissionais para o aluno da Uniube e este deve estar preparado para atender uma demanda global”, afirma.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito do campus Uberaba, Andréa Queiroz Fabri, a possibilidade de dupla titulação para os alunos que se enquadrarem no programa, significa estarem aptos a prestar o Bar Examination, que é o equivalente ao Exame da OAB para os norte-americanos, e, ainda, advogar nos EUA após possível contratação por escritórios norte-americanos.

Segundo o professor Leonardo Assis, membro da CORI, o encontro destaca os objetivos das Relações Internacionais da Uniube. “A CORI é um órgão deliberativo que tem o apoio do escritório de Relação Internacionais que é órgão executivo que trata política de internacionalização da educação superior na Uniube. Então, esse tipo de parceria é muito bem-vinda, porque permite efetivamente que haja mobilidade acadêmica que é o que faz a internacionalização de fato acontecer”, enaltece.

A professora Rosa Meguerian, representante da Universidade do Arizona, conta que se formou em Direito no Brasil e, atualmente, faz Doutorado em Direito Internacional no Arizona. Ela reforça que o mais importante é o aprendizado que o aluno terá dos diferentes sistemas do Brasil e dos Estados Unidos. “Os Estados Unidos é um país de Common Law, Direito Comum, um sistema diferente do Brasil, que é Civil Law, que é Direito Civil. O brasileiro vai ganhar lá a experiência de compreender um sistema completamente diferente e traçar paralelos. Então quando ele tiver profissional, praticando no Brasil ou quando for fazer a prova para praticar nos EUA também, ele terá o conhecimento dos dois sistemas. Então para trabalhar com empresários, investidores ou empresas multinacionais é o diferencial na carreira desses alunos”, esclarece.

Essa parceria, segundo a professora Rosa trará uma enorme diversidade. “A gente tem aluno da China, tem alunos da África, alguns alunos europeus e queremos agora um número de brasileiros justamente para trazer essa diversidade. Fazendo com que se torne um programa completamente multinacional em que se discute a aplicação do Direito no Brasil, nos Estados, na África, em vários países”, esclarece.

E a parceria pode se estender futuramente para outras graduações. “Nessa reunião foi tratado o curso de Direito, mas estamos estudando a possibilidade dessa parceria ser ampliada para outros cursos de interesse das duas instituições”, finaliza o professor Leonardo. 


http://uniube.br/conteudo2.php?p=4&m=&c=1352


TRABALHE CONOSCO      SEJA PARCEIRO      CONTATO

Receba novidades no seu e-mail

Missão: "Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa."


 Teleatendimento


Presencial: 0800 34 3113
EAD: 0800 940 2444



Campus Centro
Av. Guilherme Ferreira, 217
Bairro Centro
38.010-200 - Uberaba/MG

CNPJ - 25.452.301/0001-87


Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801
Bairro Universitário
38.055-500 - Uberaba/MG

CNPJ - 25.452.301/0002-68


Campus Rondon
Av Rondon Pacheco, 2000
Bairro Lidice
38.408-343 - Uberlândia/MG
CNPJ 25.452.301/0008-53


Campus Gestão e Direito (UGD)
Av. Marcos Freitas Costa, 1041
Bairro Daniel Fonseca
38.400-328 - Uberlândia/MG

CNPJ - 25.452.3001/0004-20

1996 - 2017 - UNIUBE - Todos os direitos reservados
Desenvolvido   
pela