II Simpósio de Fisioterapia marcou o aniversário de 20 anos do curso | Acontece na Uniube

II Simpósio de Fisioterapia marcou o aniversário de 20 anos do curso

10 de outubro de 17

O curso de Fisioterapia da Universidade de Uberaba (Uniube) comemorou 20 anos com a realização do II Simpósio de Fisioterapia de Uberaba. O evento, que faz parte da coordenadoria de Extensão, contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Teparia Ocupacional, Anderson Luís Coelho. Na abertura, além do convidado especial, também compuseram a mesa de homenagens, o Pró-reitor de Ensino Superior da Uniube, Marco Antônio Nogueira, o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, André Fernandes e o coordenador do curso de Fisioterapia, André Jerônimo.

Alunos, professores e profissionais da área participaram de dois dias de atividades, no campus Centro, que incluíram palestras, entrega de homenagens, exibição de vídeo comemorativo dos 20 anos do curso, além de discussões no campo científico e sobre desafios da profissão para o fisioterapeuta. “O Evento está se tornando uma tradição do curso de Fisioterapia no mês de outubro, onde se comemora o dia do Fisioterapeuta (Dia 13 de outubro), com a realização de encontros científicos. Este ano o encontro foi ainda mais empolgante, pois estamos comemorando também os 20 anos do curso de Fisioterapia, com a realização do Simpósio”, ressaltou o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Dr. André Jeronimo.

Com o tema “Competências e Habilidades Profissionais”, o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia proferiu a palestra de abertura do II Simpósio e iniciou traçando um paralelo dos cursos de Fisioterapia no Brasil. “De 2004 a 2009, 5.541 fisioterapeutas formaram em escolas públicas e 58.229 em escolas particulares. Isso não é regra, mas existe uma tendência de que o aluno de escola pública acabe seguindo carreira acadêmica e o de escola privada, para a assistência. Além disso, tem-se uma tendência de as pessoas saírem do curso pensando em atender particulares e planos de saúde, que representam apenas 20% dos atendimentos, sendo 3% o primeiro e 17% o segundo”, afirmou.

No segundo dia do evento, no sábado (7), todas as palestras foram realizadas por egressos do curso de Fisioterapia da Uniube, que estão fazendo sucesso profissional dentro da área. Segundo o coordenador, o evento tem importância na atualização de conhecimento, também para dar continuidade a um ciclo de reciclagens para os acadêmicos. “Para a Universidade, na área da saúde, nos preocupamos em divulgar de forma coerente, dentro da realidade de educação e responsabilidade social, o que a fisioterapia desenvolve para a comunidade de Uberaba e região”, destacou André Jerônimo.