Uniube realizou o I Encontro Setembro Azul | Acontece na Uniube

Uniube realizou o I Encontro Setembro Azul

02 de outubro de 17

O I Encontro Setembro Azul, na Universidade de Uberaba (Uniube), aconteceu no Campus Aeroporto, nos dias 26 e 27 de setembro. O evento, aberto ao público, foi de caráter festivo em comemoração das lutas, dos desafios e da história da comunidade surda, tendo como objetivo celebrar as vitórias e ressaltar o que ainda necessita ser conquistado. Também contou com a participação das tradutoras/intérpretes de Libras Simone Rocha Pereira e Viviane Barbosa Caldeira Damacena.

No primeiro dia foi realizada uma mesa-redonda com o tema “Desafios e conquistas da comunidade surda brasileira”, mediada pela professora Teresinha Naira Scalon Cunha, com a participação de professoras da Uniube, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). “Esse momento da mesa-redonda, apesar de festivo, serve também para que as pessoas reflitam sobre os surdos e a surdez em uma visão social”, salientou a mediadora.

O segundo dia começou com uma hora de relatos de experiência de pessoas surdas. Depois, os outros palestrantes conversaram sobre a surdez, cada qual apresentando suas ideias sobre a educação dos surdos, entre outros aspectos dentro da temática. O evento foi encerrado com brindes e lembranças para os professores palestrantes.

“Hoje, o laço azul é o símbolo da opressão enfrentada ao longo da história, mas também simboliza o orgulho de ser surdo, o orgulho de sua língua e cultura – traços identitários”, comentou a intérprete de Libras Simone Rocha.