Calouros de Comunicação Social participam da 1ª etapa do Trote Solidário | Acontece na Uniube

Calouros de Comunicação Social participam da 1ª etapa do Trote Solidário

18 de setembro de 17

Por Diandra Tomaz

O Trote Solidário da Comunicação, nesse segundo semestre de 2017, teve início com uma dinâmica de sensibilização dos veteranos com os calouros dos cursos de Audiovisual, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade de Uberaba (Uniube). Os alunos do primeiro período participaram do momento de descontração e conheceram o projeto, que visa acolher bem o calouro e beneficiar a Vhamus (Voluntários e Amigos do Mário Palmério Hospital Universitário).

A gincana é dividida em etapas. Primeiro ocorre a integração entre as diferentes gerações de estudantes do curso e a sensibilização quanto ao dever do comunicador dentro de sua comunidade. A partir disso, é apresentada a proposta do Trote Solidário, que tem como objetivo final arrecadar leite, biscoitos, café, açúcar e copos descartáveis para a Vhamus. Assim, os calouros dividem-se em equipes e têm que desenvolver estratégias de comunicação para arrecadar um maior número de itens. A ONG utiliza as doações para o projeto Café com Afeto, que distribui lanches para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e seus acompanhantes no MPHU. Como premiação, a equipe vencedora escolhe um veículo de comunicação para visitar.

O projeto, que existe desde 2015, arrecadou 836 itens no primeiro ano, 940 em 2016 e 714 itens no primeiro semestre de 2017. O Trote Solidário já teve estratégias marcantes em suas edições anteriores. A equipe Se Deus é Por Nós, Quem será contra nós? percorreu, com trio elétrico, as ruas dos bairros Estados Unidos e Cássio Rezende, e a equipe Raposas Solidárias promoveu campanha na escola Escola Estadual Horizonta Lemos, onde arrecadaram 300 litros de leite.

A professora Indiara Ferreira, coordenadora do projeto, conta que é uma forma de exercer a vertente da responsabilidade social, que é a missão da Uniube. Sobre a importância do Trote Solidário para os futuros profissionais de Comunicação Social, ela destaca “O calouro tem contanto com uma equipe. Ele aprende essa habilidade de conviver, se relacionar e se integrar com o outro no processo criativo. Aprende liderança, que é algo muito interessante. Aprende a criar estratégias comunicacionais para atrair as pessoas e sensibilizá-las para a doação. E tudo isso com o pano de fundo dos veteranos, que prestam uma monitoria solidária”.