Mário Palmério Hospital Universitário segue com programação do Setembro Verde | Acontece na Uniube

Mário Palmério Hospital Universitário segue com programação do Setembro Verde

14 de setembro de 17

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU da Uniube) promove este mês a campanha Setembro Verde. A programação conta com palestras que visam explicar e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação e transplante de órgãos. Na abertura da campanha foram distribuídos kits contendo informativos e material simbólico, como o laço verde. “Precisamos conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e incentivar uma postura pró-ativa dos familiares, reforçando o objetivo do setembro verde”, reforçou o médico responsável pela Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Hudson Henrique.

Na última terça-feira (12), foram realizadas duas palestras no MPHU, uma delas para esclarecer sobre morte encefálica. “Para uma doação de órgãos sólidos, que é rim, pâncreas e coração, tem que ser só em morte encefálica. Então, nosso principal objetivo é mostrar para a população o que é a morte encefálica, que tipo de morte é essa e promover a conscientização”, explicou a enfermeira Camila Alves Pereira Barros, integrante da CIHDOTT.

Na próxima quarta-feira, 19 de setembro, o professor e psicólogo Heitor Dias vai falar sobre o tema: Abordagem familiar em notícias de óbito. A palestra é gratuita, mas o número de vagas é limitado a 80 lugares. A inscrição está disponível no site do MPHU. Toda a programação do Setembro Verde segue até o fim do mês e pode ser conferida através do link: https://goo.gl/hKmKk2.

“Nós temos três objetivos principais na nossa campanha: mostrar o que é morte encefálica, a pessoas entender porque que pode doar o órgão; a importância de falar isso com a família, que a pessoa é um doador, que se declare um doador de órgãos e abordar a família da maneira correta. Nós temos psicólogos, assistente social, todo o amparo para a família”, finalizou a enfermeira.