MBA promove discussão sobre a filosofia Lean na Uniube Uberlândia | Acontece na Uniube

MBA promove discussão sobre a filosofia Lean na Uniube Uberlândia

22 de agosto de 17
1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4

Reduzir custos, produzir mais com orçamento enxuto, otimizar processos e ainda contar com a satisfação do cliente, sem perdas e com crescimento de receita. Com certeza, essa é a fórmula dos sonhos de qualquer empresa. Mas não é tão simples fazer essa engrenagem funcionar perfeitamente. Em tempos de crise, essa “fórmula” virou praticamente uma obsessão entre os gestores que estão correndo atrás de novos métodos e maneiras para atingir seus objetivos. Uma filosofia de gestão conhecida como Lean vai, exatamente, de encontro com essa necessidade do mercado. José Roberto Ferro, presidente e fundador do Lean Institute Brasil falou sobre o tema, durante palestra na última sexta-feira (18) no Campus Rondon da Uniube, em Uberlândia. O evento foi aberto ao público, contou com a presença de alunos do MBA em Gestão da Produção Enxuta - Lean Manufacturing da Uniube, professores e profissionais de diversas áreas.


Segundo José Roberto Ferro, Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota. “Ao longo das últimas décadas, organizações de praticamente todos os setores têm usado Lean como meio fundamental para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e melhor aproveitar o potencial humano. O interesse é crescente, novas técnicas e experiências continuam a ser desenvolvidas e compartilhadas e isso tem permitido que o aprendizado seja cada vez mais rápido e efetivo”, explicou. 

Ganhando cada vez mais espaço, principalmente no mercado brasileiro, esse método trabalha duas vertentes: evitar desperdícios e reduzir custos.
“Trata-se de um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. Isso implica repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. É através do pleno engajamento das pessoas envolvidas com o trabalho que se consegue vislumbrar oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis”, comentou José Roberto.


Na palestra, o presidente do Lean Institute Brasil também falou de como começar a pensar nessa filosofia e colocar na prática ações dentro das empresas. “Toda iniciativa Lean precisa estar embasada em propósitos claramente definidos e orientados à criação de valor para o cliente. A partir dessa necessidade, estabelece-se uma relação com as mudanças requeridas nos processos e na maneira como o trabalho está organizado. Novos processos tornam explícitas lacunas de conhecimento e habilidades, criando oportunidades direcionadas para se desenvolver o conhecimento e as habilidades das pessoas envolvidas com o trabalho”, esclareceu.


O Pró-reitor adjunto da Uniube Uberândia, Marcos Tanner, fez a abertura da palestra e destacou a presença de José Roberto Ferro: “Ter o maior especialista brasileiro na metodologia Lean promovendo uma reflexão sobre o perfil profissional de gestores e estilo de gerenciamento nas empresas é uma grande oportunidade”.


De acordo com o coordenador do curso de MBA em Gestão da Produção Enxuta – Lean Manufacturing, Maurício Machado, a palestra serviu para promover maiores conhecimentos a respeito da Metodologia Lean. “Desenvolvida na Toyota entre as décadas de 50 e 60, a filosofia Lean trata uma abordagem de muito sucesso na gestão de processos. E justamente essa metodologia foi responsável por colocar a Toyota em evidência no cenário de competição global na indústria automotiva”, completou.