Uniube recebeu homenagem da Câmara pelos 70 anos de fundação | Acontece na Uniube

Uniube recebeu homenagem da Câmara pelos 70 anos de fundação

09 de agosto de 17

O Poder Legislativo de Uberaba, concedeu o Diploma de Homenagem Especial a Universidade de Uberaba (Uniube), em comemoração aos 70 anos de fundação da Instituição. A entrega do diploma aconteceu, na noite da última terça-feira (08), em sessão solene no plenário da Câmara Municipal.

O vereador e professor da Uniube, Alan Carlos da Silva, autor do requerimento de homenagem, se emocionou ao falar da história da Universidade e importância dela para Uberaba. “A Uniube já formou mais 80 mil profissionais nesses 70 anos. Gente de Uberaba e muitos que vem de fora para estudar nessa Instituição, que prioriza os valores da educação, que transformam e modificam todos nós que tivemos a oportunidade de passar por aquelas cadeiras”, destacou Alan Carlos.

A história da Uniube começou em 1947, quando o fundador, professor Mário de Ascenção Palmério, criou a primeira Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. E em menos de dez anos implantou também os cursos de Direito e Engenharia Civil, na década de 50.  Junto com essas importantes conquistas, veio a necessidade de expansão da estrutura física. Depois do campus Centro, na avenida Guilherme Ferreira, em 1976 a Uniube inaugurou o Campus Aeroporto, instalado na Avenida Nenê Sabino. Atualmente, são 400 mil m² de estrutura, 37 cursos de Graduação, 40 cursos de Pós-Graduação presenciais e de Educação à Distância, ofertados em Uberaba, Uberlândia e em mais de 50 polos espalhados pelo país. Além de quatro programas de mestrado e um de doutorado.

O Reitor da Uniube, Marcelo Palmério, recebeu a Homenagem Especial e agradeceu os vereadores pelo reconhecimento: “Nos orgulhamos de poder contribuir para o desenvolvimento de Uberaba, das pessoas, de tantos profissionais. E queremos agradecer essa homenagem que é, sem dúvida, um grande reconhecimento do nosso trabalho pela educação”.

Durante a homenagem, os vereadores também lembraram da contribuição da Uniube para a área da Saúde em Uberaba ao longo de várias décadas. “O professor Mário de Ascenção Palmério, na condição de Deputado Federal, articulado como foi no governo federal na época de Jucelino Kubitschek, trouxe para Uberaba a Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. E, agora, a Uniube também nos orgulha com um dos melhores Hospitais Universitários do país, com 220 leitos, sendo 60% para atendimento do SUS”, afirmou o vereador Alan Carlos.

O curso de Medicina da Uniube é, hoje, um dos mais disputados da região. No último vestibular, realizado em maio, mais de 1mil candidatos disputaram 39 vagas. O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU da Uniube), é o único Hospital de Uberaba acreditado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação e conta com uma infra-estrutura de ponta para os serviços de clínica médica, cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, hemodiálise, ortopedia, pediatria, diagnósticos laboratoriais e transplantes de rins.

A Uniube conta, atualmente, com 28 mil estudantes matriculados, somando o ensino presencial e a distância, e é conhecida como uma das Universidades mais importantes do país graças a seu comprometimento com a contínua evolução e compromisso com a sociedade e seus milhares de alunos.  “É preciso enaltecer o processo de qualificação contínuo de seu corpo docente, são professores preparados para favorecer a formação de milhares de jovens”, completou Alan Carlos.