Uniube abre inscrições para Seminários de Iniciação Científica e de Extensão | Acontece na Uniube

Uniube abre inscrições para Seminários de Iniciação Científica e de Extensão

03 de agosto de 17

As inscrições para o XVIII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) estão abertas até o dia 21 de agosto. O evento vai acontecer nos dias 8 e 9 de novembro  e   contam com a partição de alunos e professores da Universidade de Uberaba (Uniube) e de outras instituições de ensino. Durante um ano, os estudantes, selecionados pelos professores pesquisadores, desenvolvem atividades de pesquisa acadêmica, nas mais diversas áreas do conhecimento. Esta prática auxilia na formação dos alunos, proporcionando um treinamento em métodos de investigação científica, coleta de dados, elaboração de hipóteses, interpretação de dados e discussão de resultados com base na literatura científica especializada.

Desde o ano de 2007, a Iniciação Científica foi expandida para alunos do ensino médio, que desenvolvem seus projetos junto com os estudantes de graduação e também sob a supervisão de um pesquisador da Uniube. Os alunos de Iniciação Científica podem receber bolsas, oferecidas por vários Programas: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), fomentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à pesquisa (FAPEMIG).

Para o coordenador de Programas e Projetos de Pesquisa, professor Geraldo Thedei Junior, o SEMIC é um encontro de jovens pesquisadores, alunos de Iniciação Científica, para a apresentação e discussão dos resultados de seus projetos de pesquisa. “A pesquisa parte de uma pergunta e a iniciação científica é uma atividade que conduz o aluno pela trilha do conhecimento necessário para responder a essa pergunta”, ressaltou Geraldo.

Ainda segundo o professor, também participam do SEMIC os orientadores e coordenadores dos projetos de pesquisa, além de membros renomados da comunidade científica convidados para avaliar as apresentações, contribuindo assim para a formação dos jovens pesquisadores.

II Semex

Paralelamente ao SEMIC, acontecerá a 2ª edição do Seminário de Extensão (SEMEX), que tem por objetivo socializar e discutir as atividades no campo da Extensão Universitária. Juntas, Pesquisa e Extensão, constituem dois dos pilares de sustentação da Universidade, complementado pelo terceiro pilar que é o Ensino. “Neste período serão apresentados resultados conquistados, a partir da relação aluno/comunidade, por meio de ações extensionistas, que firmam a proposta de promover a troca de saberes acadêmicos e populares e divulgar as atividades planejadas, construídas e realizadas”, explica a coordenadora da Extensão da Uniube, professora Maria Theresa Cerávolo Laguna.

A Uniube acolhe estas ações por meio de editais publicados na página virtual. “Projetos e Programas têm sido desenvolvidos dentro e fora do âmbito da Universidade, nas diversas linhas temáticas como: Educação, Promoção da Saúde, Cultura e Arte, Desenvolvimento Urbano, Economia, Gestão e Desenvolvimento Urbano e Direitos Humanos. Desde 2015 até o presente momento foram publicados cinco editais de chamada de propostas totalizando 39 trabalhos desenvolvidos com renovação das atividades em pelo menos um terço deles. Houve também, nos últimos dois anos, a participação de mais de 500 alunos nestes projetos”, completou Maria Theresa.

As inscrições de trabalhos para o XVIII SEMIC e II SEMEX estão abertas para alunos da Uniube e de outras Instituições de Ensino, de Uberaba e região.  Basta acessar o site: http://www.uniube.br/seminarios/.