Alunos de Psicologia da Uniube promoveram orientação vocacional em escola | Acontece na Uniube

Alunos de Psicologia da Uniube promoveram orientação vocacional em escola

28 de junho de 17

O curso de psicologia da Universidade de Uberaba (Uniube) realizou uma orientação profissional no Colégio Marista Diocesano. O público alvo eram os alunos em fase de escolha profissional, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, a fim de prepará-los para este momento decisivo na vida estudantil.

Orientados por estagiárias e pela psicóloga e professora do curso de Psicologia da Uniube, Janete Tranquila, os estudantes participam de oficinas, com dinâmicas de grupo e um inventário de interesses, que auxiliam esses adolescentes a fazerem uma escolha profissional aliada às características da personalidade de cada um e à profissão que desejam escolher.

De acordo com Janete, esse processo gera muita dúvida, ansiedade, medo e influências, seja por parte da família, da própria escola ou do ambiente de trabalho. “O projeto que realizamos ajuda o estudante a se autoconhecer, a avaliar o que o deixa feliz, quais ambientes gosta de frequentar, entre outras coisas. Com essa análise, o educando tem a possibilidade de aliar suas qualidades com as características da profissão, o que ela irá exigir e qual a rotina do profissional, possibilitando satisfação pessoal e profissional, para então fazer uma escolha realista”, explicou a professora.