Arquitetos e estudantes discutem planos para a avenida Leopoldino, durante I Simpósio e Workshop Internacional | Acontece na Uniube

25 de abril de 17

Traçar um diagnóstico da avenida Leopoldino de Oliveira e apresentar projetos e soluções para resolver problemas desse trecho urbano, são desafios que estudantes de Arquitetura e Urbanismo estão enfrentando, essa semana, na Universidade de Uberaba (Uniube). A atividade acontece dentro do I Simpósito e Workshop Internacional: A cidade contemporânea no contexto latino-americano, que é realizado entre os dias 24 e 28 de abril, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG).

Na segunda-feira (24), alunos participaram de uma visita técnica na avenida Leopoldino de Oliveira, acompanhados de professores e arquitetos renomados, inclusive, profissionais do Chile e da Colômbia. Eles observaram as características do trecho, que é o mais importante eixo viário de Uberaba, e coletaram informações para análises. “A gente vem identificando desde os fenômenos da verticalização, da história da cidade e até as problemáticas envolvendo o patrimônio histórico, os estacionamentos e a mobilidade” explicou Matheus Medeiros, estudante de Arquitetura da Uniube.

O Workshop de projeto urbano é ministrado pelos arquitetos latino-americanos Rodrigo Aguilar (Universidade do Chile) e Federico Mesa (Universidade Pontifícia Bolivariana). Frederico, que vive em Medellin, na Colômbia, destacou que os problemas encontrados em Uberaba são comuns em outras cidades da américa latina. Já Rodrigo Aguilar disse que os problemas urbanos são difíceis de resolver, porque abrangem uma série de fatores e todos os pontos precisam ser analisados, a fim de encontrar um equilíbrio.

De acordo com o coordenador do Workshop, professor Dr. José Carlos Bezzon, essa é uma excelente oportunidade para o aprimoramento educacional dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniube, para os profissionais arquitetos e urbanistas da cidade e região do Triangulo Mineiro, assim como para os profissionais que atuam junto às gestões públicas urbanas. “São propostas de idéias. Nosso objetivo é a reflexão. É um trabalho independente e é claro que está aberto para a prefeitura e gestores públicos participarem”, afirmou Bezzon.

Na abertura do Simpósio, na noite de segunda-feira, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, participou da solenidade e destacou a importância do trabalho de arquitetos no planejamento estrutural das cidades. “Uberaba está ainda em construção e quando se erra no planejamento, fica difícil de arrumar. Temos vários exemplos. A avenida Leopoldino mesmo é um exemplo. Se formos questionar os gestores do passado, perguntaríamos: Porque não pensaram numa avenida Leopoldino mais larga? Mas naquela época ninguém pensou que Uberaba cresceria tanto. Portanto, cabe a nós, as gerações do presente e do futuro, aos arquitetos, principalmente, termos criatividade para solucionar os problemas gerados pela falta de planejamento no passado”, comentou o prefeito Paulo Piau.

O Pró-Reitor de Ensino Superior da Uniube, Marco Antônio Nogueira, representou o Reitor Marcelo Palmério, durante a abertura do Simpósio, e ressaltou que os futuros arquitetos, tem o desafio de alinhar criatividade e custos, para atender uma sociedade que visa economia e praticidade.

O I Simpósito e Workshop Internacional segue até sexta-feira (28), quando serão apresentados os resultados das análises e os projetos dos alunos. Até lá, todos os dias, às 19h, estão acontecendo palestras com arquitetos reconhecidos internacionalmente. As apresentações são realizadas no anfiteatro D56, no campus Aeroporto da Uniube. As palestras também são transmitidas, ao vivo, pela fanpage da Uniube, no facebook.

Confira também a reportagem apresentada pelo MGTV, desta terça-feira (25), na TV Integração, afiliada TV Globo, sobre o Workshop de projeto urbano. Acesse o link e assista o vídeo AQUI.