27.05.15 PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIUBE PARTICIPA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR COM PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFTM

Notícias

27 de maio de 2015

A Escola Municipal Celina Soares de Paiva é uma das instituições de ensino público da cidade de Uberaba que recebem alunos bolsistas de iniciação à docência pelo Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência – PIBID. Através das professoras Neiva Virgínia de Carvalho, supervisora pelo PIBID/UNIUBE no subprojeto Educação Física, e Priscila Rodrigues Rogério Amorim, supervisora pelo PIBID/UFTM no subprojeto Ciências Biológicas, e com a orientação dos seus respectivos coordenadores, Silas Queiroz de Souza e Fernando Lourenço, foi estabelecida uma parceria no desenvolvimento do projeto “Construção de valores a partir do processo de investigação da própria origem”.

Esse projeto tem por objetivo o resgate da autoestima do aluno com a construção da sua identidade a partir de um estudo sobre a sua própria origem. Para isso, a professora Priscila trabalha a formação do povo e da cultura brasileira, fazendo a interdisciplinaridade da História, da Geografia e da Ciência, contando com a participação de palestrantes e de uma visita ao Museu Afro Brasil, na cidade de São Paulo. Concomitantemente, a professora Neiva trabalha a herança rítmica, apresentando as danças de origem afro-brasileiras e indígenas, valorizando a composição (integrantes), a vestimenta, os instrumentos musicais e a expressão corporal permitindo, assim, ao aluno vivenciar, a cultura brasileira. O projeto tem duração de cinco meses e todo o trabalho está sendo registrado para a produção de um livro e um documentário.

Início do projeto: fevereiro de 2015

Término do projeto: junho de 2015

Fotos tiradas pelos alunos bolsistas ID e pelas professoras supervisoras.

Registro do trabalho realizado pelos bolsistas ID de Ciências Biológicas/UFTM

Prof. Antônio Carlos Marques numa conversa sobre a família e a cultura regional.

Visita ao Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera.

Prof.ª Neiva trabalhando as características dos ritmos maracatu, jongo e samba de roda.

Prof.ª Neiva e o bolsista ID José Alves trabalhando a coreografia do ritmo maracatu.

Alunos marcando os passos do ritmo samba de roda.

Bolsista ID José Alves, Professoras Neiva e Priscila com os alunos do sexto ao nono, que participam das atividades do PIBID na Escola Municipal Celina Soares de Paiva.

1996 - 2018 - UNIUBE - Todos os direitos reservados