Uniube é a única IES privada no Conselho do Plano Diretor de Uberlândia | Acontece na Uniube

Uniube é a única IES privada no Conselho do Plano Diretor de Uberlândia

08 de maio de 24

A Uniube foi eleita a única Instituição de Ensino Superior (IES) privada a integrar o Conselho Municipal para Revisão e Elaboração do Plano Diretor Municipal de Uberlândia, para o período de 2024-2034. A definição se deu por meio da Secretaria de Planejamento Urbano de Uberlândia, no final do mês de abril. O conselheiro da Uniube que representará a instituição nas decisões municipais é o professor Carlos Henrique Barreiro, tendo como suplente, o professor Stéfano Schwenk.

O Plano Diretor Municipal é uma ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal, em parceria com diversas entidades e instituições do município, a fim de definir as principias diretrizes do planejamento urbano, bem como reorganizar e reestruturar os espaços da cidade, garantindo a melhoria da qualidade de vida da população. A participação da Uniube no Plano Direitor pode fortalecer as ações desenvolvidas pela Instituição com a comunidade universitária.

"A Uniube é a única IES privada do município de Uberlândia a participar do Conselho, o que eu considero uma oportunidade muito importante para a instituição. A Uniube terá a oportunidade de influenciar diretamente as políticas públicas que afetam a educação, pesquisa, inovação e o desenvolvimento social e econômico da cidade. Isso pode levar à criação de programas e projetos mais benéficos para a comunidade universitária e para a cidade como um todo", explica o Conselheiro.

Ainda de acordo com o Carlos Barreiro, todas as ações que serão planejadas no Conselho, irão considerar o crescimento da cidade, em diversos âmbitos, e também da população.

"A Uniube poderá colaborar com outros membros do Conselho, como o poder público, empresas e representantes da sociedade civil e desenvolver soluções inovadoras para os desafios da cidade. Ao contribuir para o desenvolvimento de um Plano Diretor mais justo e sustentável, a Uniube pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos os habitantes de Uberlândia. Em resumo, o Plano Diretor é fundamental para promover um desenvolvimento urbano equilibrado, sustentável e que atenda às necessidades da população, garantindo uma cidade mais organizada, funcional e agradável para se viver", completa Barreiro.

Além da Uniube, fazem parte do Conselho do Plano Diretor Municipal, um representante das Organizações Não Governamentais (ONG?s); um representante de Sindicato, uma entidade representante de Conselhos e Entidades de Classe e um representante de Associações.

Barbara Lemes