Professores da Comissão de Relações Internacionais representam a Uniube em evento em SP | Acontece na Uniube

07 de maio de 24

Os professores Andréa Queiroz Fabri, gestora do curso de Direito da Uniube em Uberaba, e o André Bélico de Vasconcelos, do curso de Medicina Veterinária, estiveram na cidade de São Paulo durante o evento da Associação Brasileira de Educação Internacional, o Faubai Conference 2024. Eles representaram a Comissão de Relações Internacionais da Uniube, a fim de estreitar laços entre as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras com as do exterior.

Um dos principais objetivos do evento é criar novas alianças e convênios interinstitucionais, a fim de possibilitar o envio dos estudantes da Uniube a outras IES do exterior. Atualmente, a Universidade possui convênio com a Universidade da Beira Interior, em Portugal, e em tratativas para a parceria com a University of Wyoming, nos Estados Unidos.

De acordo com o coordenador do Escritório de Relações Internacionais da Uniube (ERI), Leonardo Assis, a ida dos professores no evento internacional foi essencial e altamente relevante para o setor de Relações Internacionais da Uniube. Segundo Assis, atualmente, quatro professores fazem parte do grupo da Comissão de Relações Internacionais (CORI) do ERI.

"A participação dos membros da CORI na FAUBAI foi excelente e muito relevante para o setor de Relações Internacionais da Uniube e para a própria instituição como um todo. Para além de articularem novos convênios e parcerias, inteiraram-se sobre as tendências de ações e atividades de internacionalização do ensino superior no Brasil", avaliou Leonardo.

A professora Andréa Fabri contou que a experiência e participação no evento também é levada para dentro das salas de aula, como forma de incentivo aos alunos buscarem experiências internacionais.

"Na sala de aula, incentivamos os estudantes a aprimorarem suas pesquisas e buscarem conhecimentos extras, que vão desde a aprendizagem por novos idiomas, até assuntos que transcendem a técnica própria de cada curso. O mundo tem exigido profissionais com visão ampla dos problemas mundiais, com várias competências e habilidades, fazendo com que a internacionalização seja possível", incentiva Fabri.

Para ela, os alunos devem ficar atentos às oportunidades e aproveitarem o que a Uniube oferece como forma de incentivo ao crescimento pessoal de cada um. "A Uniube hoje possui parceria com o ICBEU, uma escola de idiomas super reconhecidas, com preço acessível aos alunos e seus familiares. Muitas pessoas pensam que essa oportunidade é para poucos, mas a construção do currículo pode se dar a partir do primeiro dia de aula. É importante aproveitar as oportunidades, ficar atento aos editais e tirar dúvidas com professores, setor de internacionalização da UNIUBE e com a gestão de cada curso", orienta Fabri.

Esse incentivo também é dado pelo coordenador do ERI, que ressalta que os professores membros do CORI têm um papel importantíssimo na disseminação da informação e do incentivo dado ao ERI. "O papel dos professores da CORI, no desempenho de sua missão institucional e no sentido de incentivar os alunos, é atuar para prospectar, viabilizar e divulgar tais oportunidades que os auxiliem, desde a fase de preparação para o intercâmbio, como por exemplo, cursos de idiomas, passando pela celebração de convênios interinstitucionais com parceiros estratégicos e instituições para acolhê-los, até a divulgação e orientação sobre meios para a consecução de seus objetivos", finaliza.

Barbara Lemes