Professor cria grupo de estudos para disciplinas de Física e Matemática no Campus Uberlândia | Acontece na Uniube

18 de abril de 24

O laboratório de Física, no Campus Uberlândia, ganhou uma nova funcionalidade para os alunos dos cursos de Gestão, Tecnologias e Engenharias: um campo de estudo em grupo para aperfeiçoamento nas disciplinas de Física e Matemática. O "Projeto FM: Nivelamento em Física-Matemática" é liderado pelo professor Renato Máximo Coutinho, com encontros diários, das 18h30 às 19h30, no próprio laboratório.

Segundo o líder do projeto, o ponto focal do encontro é fornecer uma mentoria em todas as disciplinas do ciclo básico dos cursos de Engenharias, Tecnologias e Gestão. "São momentos em que o aluno tem contato direto com o professor, estudando e tirando as dúvidas", explica o professor Renato.

O professor explica que ter esse momento com os alunos faz com que eles se sintam à vontade para tirar as dúvidas e os assuntos que têm mais dificuldade. O grupo de estudos influencia na aprendizagem dos estudantes e faz com que eles tenham um maior aproveitamento nas atividades desenvolvidas em sala de aula.

"Participei do projeto de nivelamento, já que tinha dificuldade na matéria de Estatística. Na mentoria do último sábado, antes da prova, tirei todas as minhas dúvidas e me senti muito mais segura em relação ao conteúdo. Consegui guardar as informações, fazendo as questões com muita tranquilidade e consegui 100% na prova. Gostaria de agradecer muito pelo projeto implementado pela UNIUBE para nós, alunos ingressantes", conta a aluna de Sistemas de Informação, Amanda Paulino Ramos.

O aluno Alencar Rodrigues da Cruz, de Engenharia de Produção, começou a frequentar o grupo para receber mentorias pra disciplina de física, ministrada por Renato. Para ele, o aproveitamento foi ainda melhor do que o esperado. "Sou aluno do professor Renato na disciplina de física e costumo frequentar as mentorias ministradas por ele, que na minha opinião, foi de grande importância para esse primeiro momento de avaliação. Principalmente as mentorias do sábado, onde, não só foram retiradas dúvidas a respeito da disciplina de física, como também de cálculo integral e estatística. Entendo que foi essencial para melhor aproveitamento dos meus estudos", compartilha.

Atualmente, o grupo se reúne diariamente, antes do início das aulas, no próprio laboratório e, uma vez por mês, ao sábado. O professor é responsável pelas aulas de física, cálculos e estatísticas, nos cursos de Engenharias; Matemática Introdutória, nos cursos de Gestão e Matemática Discreta 1, nos cursos de Tecnologias. Para participar, o aluno interessado deve procurar o professor Renato diretamente no laboratório de Física ou enviar um e-mail para renato.coutinho@uniube.br.

Barbara Lemes